Glioblastoma Multiforme: O que São, Sintomas e Tratamento
O que é o Glioblastoma Multiforme (GBM) ?
Glioblastoma Multiforme é o tumor maligno primário mais comum do sistema nervoso central (SNC), correspondendo a cerca de 14,5% de todos os tumores do SNC.
São mais comuns no sexo masculino, principalmente a partir da quinta e sexta décadas de vida.
Quais são os principais sinais e sintomas do Glioblastoma Multiforme?
Os sinais e sintomas da doença podem variar e incluem: dores de cabeça, crises epiléticas, déficits motores e outros.
São classificados conforme suas características celulares e moleculares com exames laboratoriais como análise anatomopatológica, imunohistoquímica e/ou sequenciamento genético.
De onde surgiu? Por que surgiu os Glioblastomas?
Os Glioblastomas Multiformes são decorrentes de mutações genéticas que alteram o funcionamento e a reprodução de células do sistema nervoso central.
Diagnóstico e Tratamento do Glioblastoma Multiforme
O diagnóstico geralmente é feito após a manifestação de sinais e sintomas . A Ressonância Magnética é o método mais utilizado no diagnóstico.
O tratamento do Glioblastoma Multiforme deve ser individualizado e avaliado por equipe multidisciplinar.
Geralmente inclui cirurgia combinada com quimioterapia e radioterapia. Aqui embaixo você encontra um esquema ilustrando o protocolo base de tratamento para o Glioblastoma.
Logicamente podem haver alguns ajustes dependendo de fatores importantes como a condição clínica do paciente, idade e outros.
Ainda com dúvidas sobre Glioblastoma Multiforme ?
Claro que você ainda tem dúvidas. Esse é um assunto complexo, mas perguntar e perguntar de novo é o melhor caminho para começar a entender o que vamos fazer para o enfretamento dessa doença.
Estamos sempre por aqui, no Whatsapp ou nas redes sociais, pergunte que respondemos.
Veja também outros tipos de tumores que oferecemos tratamentos:
- Gliomas: O que São, Sintomas e Tratamento
- O que são Meningiomas?
- Schwannomas Vestibular
- Metástases Cerebrais
Compartilhar
CRM 34411 RQE 26492
Graduado em Medicina pela Fundação Universidade Regional de Blumenau- SC, onde iniciou sua carreira.
Em constante crescimento e evolução, o médico se especializou em Neurocirurgia pelo Hospital Universitário Evangélico Mackenzie de Curitiba-PR, onde mais tarde também realizou Pós-Graduação em Cirurgia da Base do Crânio.
Ampliando as especialidades de atendimento, o especialista se graduou em Neuro-Oncologia pelo Hospital Sírio-Libanês em São Paulo-SP.
Atualmente é membro titular da Sociedade Brasileira de Neurocirurgia e da Sociedade Latino-Americana de Neuro-Oncologia.
